Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Gabarito comentado

QUESTÃO 1490680      STATUS: Conferido     23971     Nº:TLR37
Nível:  EnemDisciplina:  Linguagens, Códigos e suas TecnologiasDificuldade:  2
CBC1 - Eixo:  I - Compreensão e Produção de TextosTema:  1 - Gêneros
Subtema:  Não temTópico:  4 - Seleção lexical e efeitos de sentido
Habilidade:  4.0 - Usar, produtiva e autonomamente, a seleção lexical como estratégia de produção de sentido e focalização temática, na compreensão e na produção de textos.Detalhamento:  4.1 - Inferir o significado de palavras e expressões usadas em um texto.
Enem - Eixo:  0 - HabilidadeTema:  0 - Não há
Subtema:  Não temTópico:  6 - Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.
Habilidade:  H18 - Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.Detalhamento:  H18 - Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.
Enem - Eixo:  0 - Objeto de ConhecimentoTema:  0 - Não Há
Subtema:  Não temTópico:  0 - Não Há
Habilidade:  1.5 - Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos: recursos expressivos da língua, procedimentos de construção e recepção de textos.Detalhamento:  1.5.1 - Organização da macroestrutura semântica e a articulação entre idéias e proposições (relações lógicosemânticas).
Adaptado: IA, 2015
 
TEXTO I
 
 TEXTO II
 


Disponível em: http://goo.gl/QTVa0K. Acesso em:
24 jun. 2015.
 
 
Todo mundo precisa de espaço
 
          Família grande e o prazer de receber os amigos motivaram a empresária Luciana a mudar a cara do apartamento onde vive. A missão ficou a cargo de um escritório de arquitetura.
          A lista de pessoas só aumenta quando Luciana recebe visitas, um de seus hobbies favoritos. A incumbência de ampliar o apartamento, sem aumentar o espaço físico, ficou a cargo de uma equipe de arquitetos. A varanda se transformou em um espaço de conversação, que também conta com um local com mesa e espaço de bebidas. Livros e obras de arte estão presentes em toda a sala de estar.

Disponível em: http://goo.gl/2y1FVa. Acesso em:
26 jun. 2015 (modificado).
Dependendo do contexto, uma mesma expressão pode apresentar sentidos distintos. Desse modo, qual o sentido da expressão “precisar de espaço” usada nos dois textos?
A)
A primeira tem o sentido de “querer ficar sozinho por um tempo” e a segunda significa “ter um lugar mais espaçoso para morar”. O humor presente no Texto I está nas imagens do espaço sideral enviadas, que deram um novo sentido à expressão.
B)
A primeira tem o sentido de “necessitar de um lugar”, isto é, o interlocutor do Texto I menciona que precisa de um ambiente mais espaçoso. A segunda expressão significa “construir algo”, no caso da matéria, um apartamento mais moderno.
C)
A primeira tem o sentido de “precisar observar o espaço sideral”, por isso o remetente enviou imagens do universo. A segunda expressão é equivalente a “possuir um local maior”, isto é, a matéria aborda sobre o fato de Luciana ter ampliado seu apartamento.
D)
As duas expressões são contraditórias: enquanto a primeira equivale a “querer tempo para pensar” a segunda tem o sentido de “não ter tempo para pensar”. Na mensagem, o interlocutor não compreende esse sentido e, por isso, envia imagens do universo.
E)
As duas expressões são equivalentes e podem ser substituídas por “não querer contato com ninguém”. Sendo assim, no Texto I, o interlocutor implicitamente informa que gostaria de ficar sozinho. Já no Texto II, Luciana não deseja receber visita em seu apartamento.

  1. * CORRETA. A frase “só preciso de espaço” equivale a “só quero ficar sozinho”. A intenção de quem escreveu essa frase era a de evidenciar o desconforto de não ter um tempo para si. Na reportagem, a expressão usada no título, ao se relacionar com o texto, ganha o sentido de “precisar de um lugar maior”, no caso, o apartamento de Luciana é ampliado sem aumentar o espaço, isto é, retirando ou acrescentando objetos para tornar o ambiente mais espaçoso.
  2. INCORRETA. A pessoa que escrever “só preciso de espaço” tinha o desenho de ficar sozinha, não de um ambiente mais espaçoso. Na matéria a expressão usada no título não pode ser substituída por “construir algo”, uma vez que o termo “precisar” continua com o sentido de “necessitar”, o que sofre alteração é a palavra “espaço” associada ao verbo e ao contexto.
  3. INCORRETA. Na matéria Luciana teve seu apartamento ampliado por uma equipe de arquitetos. No entanto, no Texto I, a pessoa que enviou a frase “só preciso de espaço” não tinha  desejo de ver o espaço sideral. Caso essa fosse a intenção ela não usaria a preposição “de”, mas o verbo “ver”.
  4. INCORRETA. No contexto da mensagem, a expressão “precisar de espaço” pode ser substituída por “precisar de um tempo”, mas não se pode inferir que esse tempo seja para pensar ou outra atividade. As imagens que mostram o espaço sideral possivelmente foram enviadas para despertar humor, não pode desconhecer a intenção do interlocutor. Já a matéria não diz respeito a “não ter um tempo”.
  5. INCORRETA. No Texto I, a expressão “precisar de espaço” foi usada com a finalidade de expor a vontade de não ser incomodado, de não querer contato com ninguém ou com o leitor da mensagem. Todavia, esse sentido não foi utilizado para a expressão presente no título da matéria. Também, o Texto II contém a seguinte informação: “Família grande e o prazer de receber os amigos”, evidenciando que Luciana gosta de receber visitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário